Tarde de Croquet

image_pdfimage_print

O que é?

Tarde de Croquet

O jogo de Croquet, que também é chamado por Criqué ou Croquéte é pouco divulgado no Brasil, mas a Escolinha Pernalonga quer mudar isso, pelo menos na cidade de Araraquara.

Para promover mais este esporte que se originou na Irlanda, mas se popularizou na Inglatera, estamos promovendo uma tarde onde as crianças irão conhecer o jogo e poderão criar seus próprios equipamentos em uma oficina onde aprenderão a fazer as marretas, os arcos e poderão personalizar estes equipamentos.

Todo o material foi adaptado para se obter o máximo em segurança, as marretas originalmente em madeira serão feitas de espuma de polietileno, as bolinhas serão de borracha e os arcos de metal serão substituídos por EVA, tornando a diversão mais segura e podendo ser utilizada em qualquer local, até mesmo na sala de casa ou pequenas áreas.

Regras

Uma partida pode ser jogada por várias pessoas ao mesmo tempo, formando equipes ou jogando individualmente e as regras são muito simples, basicamente passar pelos arcos em uma determinada sequência. Se conseguir tocar a bola do adversário com a sua ganha duas jogadas extras e se a bolinha sair da área do campo volta ao início. Ganha quem passar primeiro pelo último arco, cumprindo a sequência de arcos.

O campo oficial tem medidas especificas, mas para jogar basta definir um retângulo equivalente a 2 x 3 metros e posicionar os arcos dentro dele conforme o desenho.

Campo de CriquetA trajetória da bola deve seguir os números, e a bola deve passar na direção do número para a abertura do arco, não vale passar ao contrário, embora possa-se usar o recurso para posicionar a bola.

Se a bola sair da área do jogo – que deve ser demarcada com uma fita ou barbante – deve-se começar de novo da posição inicial.

Caso faça sua bola tocar na bola do adversário o jogador tem direito a duas jogadas extras em sequência, só valendo o recurso para a primeira jogada, nas demais pode fazer sua bola tocar na do adversário, mas não ganha as jogadas extras.

Caso no toque a bola do adversário saia de campo, então o mesmo terá que voltar ao início.

Ganha o jogador – ou equipe – que passar primeiro pelo sexto arco.

Apesar da simplicidade das regras, ganhar pode ser difícil, ainda mais se houver várias bolas em campo.

Cada jogador deve identificar sua bola, para não haver enganos.

No jogo oficial as bolas e os batedores são feitos de madeira, na versão infantil optamos por usar poliestireno para o batedor e usar bolas de borracha, que são mais seguros.

Os arcos são feitos de EVA, também por questões de segurança, no jogo oficial usa-se arcos de ferro.

As regras oficiais são um pouco mais complexas e incluem um obstáculo entre os arcos 3 e 4, no entanto há diversas variações, mesmo nas regras oficiais, inclusive versões com mais de 6 arcos.

É um jogo que pode até mesmo ser jogado individualmente, neste caso o objetivo é chegar até ao último arco com o menor número de tacadas.

Para crianças ou adultos é diversão garantida, é preciso jogar com paciência, pontaria e estratégia.

O evento

Excepcionalmente este evento terá um custo extra de R$ 10,00, correspondente ao material dos equipamentos de Croquet, este valor paga apenas a matéria prima e deve ser  somado ao valor que você costuma pagar nos eventos do Refúgio Infantil.

No início da tarde as crianças irão participar de uma oficina de criação, onde irão confeccionar seu equipamentos de Croquet, em uma versão simplificada, para poderem praticar até mesmo na sala de casa.

Os equipamento que eles irão fazer inclui:

  • Um arco de bichinhos, com uma figura, a escolher, feito de EVA;
  • Um batedor com cabo de madeira e um martelinho de poliestireno;
  • Uma bola de borracha.

Equipamento

Após escolherem um dos bichinhos, este será pintado e decorado com diversos materiais, assim como o batedor, que cada criança poderá personalizar a seu gosto com os materiais disponíveis.

Após o lanche as crianças serão familiarizadas com as regras do jogo.

Para os menores não há regras, apenas será ensinado como fazer a bola atravessar os arcos, usando o batedor.

Integração com os pais

Após as 16 horas, os pais que puderem participar podem comparecer e formar equipes com os filhos para um mini campeonato. A equipe vencedora de pais e filhos leva um conjunto do jogo completo, com seis bichinhos, dois batedores e duas bolas. O mesmo prêmio será oferecido ao primeiro lugar das partidas individuais, que serão disputadas apenas pelas crianças.

Todas as crianças que participarem do campeonato ganham um arco de bichinho extra o segundo colocado ganha mais 5 bichinhos e o terceiro ganha mais 2 bichinhos.

Esperamos que os pais possam participar, esta integração é muito importante para as crianças.

Preço

Veja a tabela de preços clicando aqui.

Atenção: Não deixe de ver a promoção especial que preparamos para este evento.

Promoção

Quer ganhar todo o material de graça? Ou seja, poupar R$ 10,00?

Muito simples, apenas faça sua reserva até a Quinta-feira as 20 horas e o material é por nossa conta.

Este é nosso incentivo para que você acostume-se a fazer a reserva, lembrando que se cancelar não tem penalidade, apenas pedimos para fazer a reserva para podermos nos preparar adequadamente e queremos que saiba o quanto isso é importante.

Sobre Divino Leitão

Consultor pedagógico na Escolinha Pernalonga.

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.